5.7.15

Faces Renascimento






Em Amesterdão, Holanda, durante a década de 1970,  no seu período surrealista, Pintomeira foi fortemente influenciado pelos temas dos pintores do Renascimento, principalmente os alusivos à mitologia greco-romana.
Com este novo tema, Faces de Madonas do Renascimento, o seu quarto relacionado com o rosto feminino (Faces 2003, Outras Faces 2010 e Novas Faces 2016), ele revisita a obra  renascentista, sendo, agora, influenciado pelas devotas faces das Madonas produzidas durante esse admirável período da história da arte. Se a sua expressão devota e contemplativa nos remete para as obras de temática religiosa produzidas durante o  renascimento, estas faces são de desenho simples e já de  estilo maneirista.
Com o título “Faces de Madonas do Renascimento”, Pintomeira apresenta trabalhos em técnica mista sobre tela, sobre papel de fotografia colado em placa de PVC e sobre cartão. Ele usa tintas acrílicas, grafite e pastel para a preparação de um fundo de linguagem abstracta. O seu enérgico e marcante estilo continua presente no desenho das faces das madonas,  sempre utilizando um forte e denso contorno. São recorrentes as figuras geométricas, o tracejado, os drippings e o  design gráfico.
A pintura é, na sua quase totalidade, monocromática, onde predominam o preto e o branco e as respectivas gradações de tons cinza. Algumas obras apresentam-se com pequenas manchas de cores primárias.

A Faces de Madonas do Renascimento, conduziram Pintomeira à produção do seu 15º tema, numa já longa e multifacetada carreira, onde se encontram, também, a fotografia a arte digital e a ilustração.