Pintomeira
viveu durante muitos anos em Amesterdão, capital da Holanda e centro do
movimento artístico COBrA, fundado em 1948, reunindo artistas de
Copenhaga, Bruxelas e Amesterdão e tendo o seu acrónimo
nascido da aglutinação das iniciais dessas cidades. Tendo convivido com Corneille que, a par de Karel Appel, foi um dos artistas mais influentes desse movimento, o seu novo tema Nova
Linha apresenta abordagens estéticas e formais muito próximas de alguns
trabalhos
do grupo COBrA que revelou uma linguagem de experimentação onde imperava a
liberdade, o simples e o espontâneo, mostrando manifestações da arte
infantil e primitiva
e algumas influências do surrealismo e expressionismo. No tema Nova Linha,
Pintomeira, rompendo com a
concepção estética dos Contornos, iniciou uma nova obra figurativa,
agora mais depurada
e fortemente estilizada. Para além da figura humana, o artista recorre
muitas vezes à
representação de aves, peixes e outros animais, assim como às formas circulares
e ovais interpretando sóis ou luas, e outras quadradas, rectangulares ou
simplesmente linhas utilizadas para a construção de um equilíbrio formal. Aqui,
a concepção e elaboração da obra é instintiva, directa e muito pouco pensada,
não tendo o peso da ponderação racional ou a meticulosidade e a minúcia usada
nos Contornos. Mesmo assim, a obra não deixa de ser demoradamente trabalhada,
adquirindo texturas espessas, sobreposição de tons, raspagem e areamento.