Este tema Exteriores é composto
por uma série de trabalhos que reúnem figuras do quotidiano em encenações
urbanas, atravessando passadeiras de rua, onde a sinalética rodoviária é fortemente
explorada. Sinais de stop, de velocidade, de sentido obrigatório, sentido
proibido e outros, são, aqui, utilizados pelo artista de uma maneira muito clara, axiomática
e imaginativa e que colocam o espectador numa posição discordante
e paradoxal. Toda esta acumulação de sinais e as quase sempre repetidas
passadeiras zebra, perturbam o seu
quotidiano e hábitos de ordenamento visual uma vez que sugerem um espaço tridimensional
numa contradição com uma enfatização do plano. Os momentos de exteriores
urbanos foram, na sua maioria, captados fotograficamente, sendo trazidos para a
tela numa concepção estética e formal de composição livre, arbitrária,
colocando as personagens nos seus afazeres quotidianos ou simples passeatas
citadinas, confundindo-as com a sinalização rodoviária e o grafismo dos números
e das palavras. Para preencher espaços e atingir equilíbrios Pintomeira recorre
aos seus já habituais traços, tracejados, círculos, linhas e quadrículas.