Nesta
fase estética, marcada pela Pop Art e pelo Design Gráfico, Pintomeira
descreve, de um modo geral, lugares enclausurados em si mesmos, sem
linhas de fuga nem horizonte. Este procedimento obedece aos princípios
da Arte Minimalista. Ao privilegiar o espaço de exposição, o artista
cria uma obra que se situa entre a pintura, a escultura e a
arquitectura. Este espaço, simultaneamente contínuo e descontínuo,
assenta na autonomia do mundo interior e não parece conceber qualquer
exterior. Mas não é inconcebível que esta paisagem possa ser também
percebida do exterior, embora o interior fique necessariamente escondido
pela fachada.
Talvez
o aspecto mais surpreendente da composição gráfica de ‘Interiores' seja
o jogo de linhas curvas, dobradas, que intersectam linhas rectas. Entre
as linhas curvas tem um lugar de destaque o algarismo sete. A linha
curva, dobrada, constitui na filosofia barroca leibniziana a
possibilidade de compreender o universo que nos envolve e o princípio
das forças que organiza, de acordo com uma multiplicidade de pontos de
vista. A dobra vai até ao infinito e apenas pode ser apreendida por uma
série cujo número é ele próprio infinito.